Como enviar dinheiro para os países da América do Sul?

Ainda que os países da América do Sul sejam mais próximos do Brasil, a operação realizada para enviar dinheiro para o exterior é considerada uma transação internacional. 

Neste sentido, contar com uma instituição especializada em câmbio é fundamental para que o serviço seja feito da melhor forma possível, com toda comodidade e segurança necessária nos dias de hoje.

E se você, assim como milhares de outras pessoas ainda não sabem qual a melhor forma de realizar essas operações internacionais, acompanhe as informações que reunimos a seguir!

Quando enviar dinheiro para a América do Sul pode ser necessário?

Diversas situações podem exigir a utilização de serviços que permitam a movimentação financeira de recursos entre os países. Na verdade, essa é uma operação mais simples e comum do que imaginamos.

Como enviar dinheiro para a Argentina via Remessas Internacionais? | Cotação Câmbio
Transferência Internacional para a Argentina com a Cotação

Isso porque diariamente, muitas pessoas mudam-se para o exterior ou ainda, querem aproveitar suas férias para explorar novos destinos, sendo a transferência internacional, uma das formas de viabilizar o envio de dinheiro para custear as despesas.

Além disso, há ainda quem tenha algum parente residente em território estrangeiro, filhos em intercâmbio ou até mesmo desejam comprar algo que vem de fora, que da mesma forma se beneficiam com esse tipo de operação.

Como funciona a transferência internacional?

Antigamente, quem precisava enviar dinheiro para o exterior precisava passar por um processo completamente burocrático e na maioria das vezes, com um grande custo para o bolso, o que tornava a operação praticamente inviável.

Como enviar dinheiro para os países da América do Sul? | Cotação Câmbio

No entanto, com a chegada da internet e das novas tecnologias, muita coisa mudou. Hoje em dia, já é possível realizar a transferência de recursos de forma completamente simplificada, sem que isso gere altos custos para o bolso dos clientes.

Isso porque, muitas empresas se modernizaram para proporcionar uma série de facilidades e comodidades para quem precisa realizar a operação com frequência, como é o caso da Cotação.

Basicamente, não é necessário muito além de um cadastro na plataforma, para que então o serviço seja concretizado em poucos passos.

O que eu preciso para enviar dinheiro para países da América do Sul?

Antes de mais nada, você deve verificar se a pessoa que irá receber os valores possui uma conta no exterior.

Isso porque é essa informação que vai determinar se você irá realizar uma Remessa Internacional ou uma Remessa Expressa Cash.

Na primeira opção, você precisará de algumas informações do beneficiário, como nome, número da conta, código SWIFT (identificação da instituição bancária), bem como outras informações pessoais de quem vai receber o dinheiro.

Já a segunda opção, é indicada para pessoas que não possuem conta no exterior, sendo necessário apenas o país de destino do dinheiro e informações pessoais do beneficiário.

Vale destacar que, nesta última modalidade, é necessário que o cliente se desloque até uma das agências Cotação para concretizar a operação.

Como fazer a Remessa Internacional?

Confira abaixo o passo a passo da operação:

1 – Faça o cadastro no site da Cotação

O primeiro passo para quem deseja enviar dinheiro para América do Sul ou qualquer outro país do mundo com mais facilidade e segurança é se cadastrar na plataforma do Remessa Expressa da Cotação.

Nessa etapa, são solicitadas algumas informações pessoais, como por exemplo, nome completo, endereço, documentos de identificação e outros dados cadastrais.

Caso já seja cliente Cotação, basta realizar o login para iniciar a transferência aqui.

2 – Simule o valor a ser enviado

Escolha a moeda de envio dos valores e simule o custo da operação. Para os casos dos países da América do Sul, é importante verificar qual a moeda estrangeira vigente no país, para que o destinatário não tenha nenhum problema.

3- Informe a natureza da operação

Em linhas gerais, a natureza da operação nada mais é do que o motivo pelo qual você está enviando o recurso para o exterior.

Existem uma série de naturezas e você só precisa encontrar a que mais se adequa ao seu caso. Dentre as mais comuns, podemos destacar:

  • Manutenção de residente;
  • Manutenção de estudante;
  • Pagamento de encomenda;
  • Pagamento de cursos no exterior;
  • Fundos de investimento;
  • Disponibilidade no exterior (envio para própria conta corrente no exterior).

3 – Preencha os dados do beneficiário

Para essa etapa, é preciso estar com todas as informações do beneficiário em mãos. É importante ressaltar que, para a transferência internacional é indispensável que quem vai receber o dinheiro tenha conta no exterior.

Aqui, são solicitadas informações como o código SWIFT e o código do banco, além dos dados pessoais como nome, endereço e documento de identificação do beneficiário.

4 – Confirme as informações e faça o pagamento

Após preencher todos os campos solicitados, basta confirmar as informações e realizar o pagamento da operação direto no seu banco!

Todo o processo é bem simples, e não costuma demorar mais do que alguns minutos. Em até 24h¹, o dinheiro já estará disponível para o beneficiário em qualquer país que desejar.

Quais os benefícios da operação?

Além da praticidade e segurança, enviar dinheiro para o exterior pela Cotação também tem uma série de vantagens.

Com isenção de tarifas para o envio de Dólar e Euro, você também efetua transferências internacionais online 24 horas por dia, sempre que precisar.

Viu só? São inúmeras facilidades que só uma instituição com mais de 50 anos de experiência no mercado podem proporcionar!

¹A disponibilidade dos recursos pode sofrer alterações de acordo com o fuso horário no país de destino